segunda-feira, outubro 22, 2007

GRANDEZA IMPERIAL

É já esta semana que vai ser inaugurada a exposição Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage – De Pedro, o Grande, a Nicolau II, na Galeria D. Luís, no Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa. Está assim criada a expectativa para uma grande exposição a realizar em Portugal, que segundo os responsáveis irá ser uma das mais visitadas de sempre.
Não pretendo desvalorizar esta iniciativa cultural, nem aliás qualquer outra, mas fiquei algo surpreendido com o envolvimento directo da ministra da Cultura nesta exposição, bem como com os meios envolvidos na realização da mesma. Por um lado, pretendo ir ver obras que nunca tive oportunidade de poder admirar ao vivo, por outro lado, começo a ficar com a sensação de que estamos perante um evento de natureza política, e desenquadrado da realidade cultural portuguesa.
As reacções de alguns dirigentes dos museus nacionais já começaram a ouvir-se e só me surpreendem por tardias, e sobretudo porque me recordo muito bem do que dizia um abaixo-assinado subscrito por muitos deles, onde concordavam plenamente com a política delineada por este ministério. Tardiamente talvez, também eles começam a perceber que o centralismo decisório, é castrador da iniciativa dos responsáveis dos diversos museus, palácios e monumentos, como ainda colocam em risco o investimento necessário para a manutenção e renovação necessárias nesses serviços.

*** * ***
FOTOGRAFIA
Anna Ostanina

EduART

*** * ***

CARTOON AFRICANO


8 comentários:

quintarantino disse...

Podem protestar à vontade. Esta eu tenciono ir ver.

Anónimo disse...

Esperemos para ver se este foguetório não vai asfixiar o nosso Património, deixando-o sem dinheiro para o funcionamento e conservação.
Bom dia

Tiago R Cardoso disse...

Como sempre bem longe de mim.

Anónimo disse...

thanks pela dica! eu tb quero ir ver isso!
mas tb ná compreendo mt bem o pq dessa exposição...estranho ;-)


Adorei a 1ªfoto(da mulher) e o penúltimo cartoon :-D

Mais abaixo, no post anterior, o cartoon do flexi-desempregado é muiiiiiito bem apanhado!
;-)


Bjs
da
Sul

Jáde volta ao activo Zé? Bom inicio de semana***

Laurentina disse...

Ja de regresso Zé?!
Boa malha a dos cartoons...

Boa malha
Beijão grande

Meg disse...

Ah... mas primeiro Aranjuez!!!
Depois, Zé, por que será que é tudo tão duvidoso neste país?
Mas que gostaria de ver esta Exposição, isso sim.

O rei vai nu...ahahahahah! Gostei!
Um abraço

Archeogamer disse...

Talvez haja uma contrapartida financeira envolvida, mas até gostava de ver, sinceramente. :)

SILÊNCIO CULPADO disse...

Visitei o Hermitage há muitos anos porém era tão grande que não dava para ver. Percorrendo sempre em linha recta eram mais de 25 Km e se parasse 1 minuto em frente de cada quadro parece que precisava pelo de, menos, 100 anos. Vamos ver o que é que trazem agora para a gente ver. Agora que a Isabel Pires de Lima não está para servir a cultura mas os interesses ligados à cultura, disso poucas dúvidas me restam.