sexta-feira, junho 29, 2007

OS TERMOS JOCOSOS

Começa a ser preocupante ouvir falar em processos e demissões que envolvem aquilo a que se chama actualmente “termos jocosos”. Refiro-me concretamente ao professor Charrua, ao autor do blogue do Portugal profundo e a uma directora dum Centro de Saúde de Vieira do Minho.
Em qualquer dos casos os ditos “ofendidos” são figuras públicas e simultaneamente membros do governo em exercício. Começo por esclarecer que não dou cobertura ao insulto gratuito, nem o pratico aqui, mas estou acostumado desde a mais tenra idade a ouvir anedotas, críticas, e trocadilhos, mesmo quando em Portugal dominava a ditadura. Alguns de nós, um pouco mais velhos lembrar-se-ão das revistas à portuguesa verdadeiros hinos à crítica social da época. Hoje vivemos num regime democrático e parece que a crítica começa a ser confundida com o insulto, quando estão envolvidas personagens ligadas ao governo.
Não conheço nenhum dos acusados que mencionei, nem conheço as acusações em pormenor, mas nem isso me deixa menos preocupado.
Recordo-me de ver escrito na imprensa diária em artigo assinado, que os funcionários públicos (a maioria leia-se) eram sanguessugas e parasitas, mas não me consta que algum membro do governo, responsável pela administração pública, tenha processado o comentador. Assisto pela televisão aos jogos de futebol e é audível o chorrilho de impropérios com que são brindados os árbitros e os adeptos e não me consta que o responsável governamental pelos desportos tenha identificado e acusado seja quem for. Também já vi transcritos excertos de escutas telefónicas de políticos, constantes de processos judiciais, que são verdadeiros tratados de insulto de características do mais vernáculo que se possa imaginar, e também não me consta que tivesse daí resultado alguma queixa pelos termos utilizados.Pergunto-me a mim mesmo se trilhando este caminho não estaremos a regredir no respeita à liberdade de opinião!


*** * ***

POR OUTROS PASTOS

Tudo bem no reino da Dinamarca... in PITECOS
*****
CONVIDO-VOS A LER
-

*** * ***

FOTOGRAFIA
Mosca by Ole-H

7 comentários:

Anónimo disse...

É o verdadeiro Socialismo....Socratiano!

Impressionante a desfaçatez, o cumulo a que estão a chegar...como dizes, nem 'antes' a critica humoristica jucosa era censurada assim!

Temos que não nos resignar!
Lutar!

Hoje, é dia de Balbino Caldeira!! Vamos ao blog dele ver de news ;-)

Abraços

Os cartoons daqui estão muito bons :-D

Anónimo disse...

Eles começam a perder as estribeiras à mais pequena brincadeira. Eu conheço relativamente bem os cães e sei que, na maior parte das vezes, eles atacam quando têm medo. Sem querer comparar nenhum político aos cães, até pela muita consideração que tenho pelo melhor amigo do homem, acho que o Sócrates perdeu há muito a vergonha mas ainda não perdeu o medo. Acho que nenhum ditador o perde totalmente e este está no bom caminho.

Belzebu disse...

Começam-me a faltar adjectivos e essencialmente paciência, para classificar esta cambada de prepotentes fascizoides! Rejeito totalmente este Portugal amordaçado e estranho o silêncio de personalidades como Mário Soares!

Um abraço infernal!

Anónimo disse...

A mosca está fabulosa. Õ cheiro é o mesmo, as moscas é que vestem Boss...
Fui

Jorge P. Guedes disse...

Terminas com umaa pergunta retórica.
Todos sabemos a resposta.

Acho, no entanto, que a preocupação com a moralização dos costumes em relação aos senhores do aparelho poderá ser um sinal positivo.
É que quanto mais forte se sente um governo menos reage ditatorialmente. Ora, sendo assim, esta histeria é bem capaz de ter a ver com insegurança e percepção da realidade. Já nem os podemos ver!

Uma chamada especial para o 1º boneco. Magnífico!

Abraço

Anónimo disse...

Estamos a regredir e muito, infelizmente.

Um Abraço e Bom Fim de Semana

Anónimo disse...

Tu não me digas que o Goraz és tu?? ou o Guardião??!...Já me tinha passado isso pela cabeça ;-)

Vá lá. Não sejam maus. Eu tb faço desenhos como a 'Sulista'.
Não vale! :-) Digam-me lá...

Abraços

A SULISTA