quarta-feira, abril 11, 2007

A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Começa a ser comum serem os blogues a veicular em primeira-mão notícias que só mais tarde têm eco na comunicação social tradicional. É natural que isso aconteça devido ao pouco jornalismo de investigação que se faz neste país, e também porque a comunicação social parece demasiado dependente de contactos institucionais e dos comunicados dos gabinetes governamentais.
A blogosfera é hoje um manancial de informação, que apesar de ter de ser filtrada, pois nem tudo é fidedigno, é uma alternativa real à imprensa em geral. Os blogues com interesse são conhecidos pelos habituais frequentadores da rede, e nem a proliferação de novos espaços que veiculam contra-informação e desinformação, conseguem diminuir a procura cada vez maior por parte dos cibernautas.
O anonimato sabemos todos que é muito relativo, e que existe apenas como salvaguarda de relações laborais e de pressões a esse nível, contrariamente ao que afirmam alguns detractores dos blogues, que gostariam de poder controlar as opiniões e o acesso às que lhes são incómodas.
Pode parecer estranho falar-se em defesa da liberdade de expressão na nossa sociedade, dita liberal e plural, mas começam a surgir aqui e ali entraves a essa mesma liberdade.
*** * ***
FOTOS
Jean Schweitzer - http://www.photo.net/



*** * ***

A MELHOR DE ONTEM

Maldades in Cartunes e bonecos

5 comentários:

Enfim... disse...

confesso que ás vezes tenho receio de criticar algumas situações inconscientes (ou não) que sucedem no nosso pais e não o faço por uma questão de segurança muitas vezes
É um facto que o nosso jornalismo esta pobre esta a morrer de pobreza não evuem ficam-se com as fontes seguras de á 20 anos mas é o que po cá temos

Bjokas

Anónimo disse...

O post está óptimo e a escolha da melhor de ontem é muito feliz e actual.
Força Zé

Anónimo disse...

As centrais de informação que abastecem a imprensa, são comandadas por lóbis económicos e/ou políticos, e os jornalistas são muitas vezes manipulados, mesmo que não dêm conta. Liberdade de expressão já começa a ser um conceito relativo o BB já controla quase tudo, a torneira pode fechar-se se persistir a apatia do povo.

Anónimo disse...

Hoje vai aparecer a primeira vítima da UNI universidade independente, o único a quem desapareceram as provas reais das equivalências. Estranho, muito estranho, mas possível na república das bananas.

Archeogamer disse...

O problema é que muita dessa informação não é credível e outra parte de jornalistas com informação privilegiada mas que não conseguem passar logo a notícia.

Prefiro ir comentando as notícias existentes ou pesquisando sobre tudo que já foi escrito. Afinal não sou repórter :)